Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Banco é indenizado por falta de cumprimento de acordo judicial

Indenização por cobrança indevida - sem negativação.

há 8 anos

Consumidor moveu ação em face de uma instituição financeira por entender inexigível valor lançado em sua conta corrente de aproximadamente R$ 1.600,00. Em audiência de conciliação, no Juizado Especial Cível, o banco concordou com a propositura da demanda e celebrou acordo declarando inexigível a dívida e se comprometendo a restituir tal valor na conta do cliente.

Após meses de descumprimentos, o Autor ingressou com nova demanda judicial, requerendo a indenização por danos morais decorrentes do não cumprimento de sentença homologada pelo Judiciário.

Na nova demanda, o magistrado entendeu que o Banco não tenha conferido a concretude aos termos da avença, mesmo que não tenha ocorrido a inserção do nome do Autor justo aos órgãos de proteção ao crédito "o fato é que recebeu missivas de cobrança e de ameaça de que tais seriam levadas a termo, como se vê às fls. 27/30, em franco desrespeito ao compromisso havido e, o mais grave, ao arrepio dos peremptórios termos da sentença que o homologou."

Assim, mesmo sem a negativação, ficou patente o dano moral pelo desrespeito a coisa julgada, bem como a reiterada cobrança de dívida indevida

Em decisão transitada em julgado, o juiz singular fixou a indenização em R$ 4.000,00, custas e 20% de honorários sucumbências.

fonte: autos número 1000983-72.2016.8.26.0405 - Comarca de Osasco - SP.

  • Publicações10
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações173
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-e-indenizado-por-falta-de-cumprimento-de-acordo-judicial/363204002

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)